Eu quero mesmo é falar sobre saias, porque sou apaixonada (porque não apaixonadíssima?) e com estes posts, vou começar a passar um pouco de minhas pesquisas, principalmente para mostrar que esta vestimenta genial já foi de alguma forma para homens e mulheres e que pouco se sabe sobre o modo de se vestir dos antigos mas, por meio de desenhos inscritos, pinturas em vasos, paredes e estátuas se pode ter uma noção.
É muito difícil saber quando que a saia começou a ser utilizada, mesmo porque há divergências quanto o que pode-se considerar saia. Desta maneira, iremos considerar qualquer vestimenta que cinge a parte inferior do corpo como um todo, sem divisão entre as pernas como tal. Logo, não é de se admirar que a primeira peça de roupa foi feita pelos humanos no período mesolítico e tratava-se de um pedaço de pele, sobra de alguma caçada, amarrada pela cintura, no formato de uma saia. Apesar deste passado tão remoto, o primeiro registro que algum destes antigos viventes da terra nos deixou de tal vestimenta é uma escultura suméria, que data de 3000 a.C.
Escultura suméria datada de 3.000 a.C
Estatueta de alabastro encontradas em Tell Asmar (atual Iraque, civilização suméria 2750-2600 a.C |
Como era uma vestimenta muito simples, mesmo depois dos sumérios muitas civilizações utilizaram a modelagem da saia, como o Egito Antigo, que utilizava na parte inferior de suas vestimentas a saia, ou o poderoso Império Romano, que utilizavam túnicas que na parte inferior se assemelhavam às nossas saias modernas. Com a extinção do Império Romano seus conquistadores absorveram seus aspectos culturais, como a vestimenta e assim, na maioria das tribos/reinos, a veste dominante eram as túnicas, sendo que os homens costumavam utilizar as de “saia” mais curtas, fazendo par com meias, e as mulheres as mais compridas.
Civilização egípcia
Foi só no século XI que, em contato com a cultura oriental através (principalmente) das cruzadas,as roupas mudaram de maneira mais relevante. Além de trazerem para casa tecidos orientas, os quais eram muito mais refinados, os cruzados também trouxeram novos cortes, peças de roupa e “tecnologias”, como o botão.Se deparando com tantas novidades e histórias maravilhosas, as mulheres ocidentais começaram a mudar seu visual. As roupas se tornaram, paulatinamente, mais ajustadas no busto graças ao abotoamento lateral, as mangas,se tornaram amplas no punho e muito compridas