sábado, 7 de janeiro de 2017

ESTILO ROCOCÓ - AMPLA GAMA DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS


AS SAIAS SEMPRE TIVERAM PAPEL PREPONDERANTE EM TODOS OS PERÍODOS HISTÓRICOS DA MODA. HOMENS E MULHERES A SEU TEMPO, USARAM E USUFRUIRAM DA SAIA COMO UM ADEREÇO DE ELEGANCIA EM TODAS AS ÉPOCAS.


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As vestimentas do período Barroco eram bastante ricas em adornos e bordados, o uso da peruca cacheada e comprida por parte dos homens, é um bom exemplo desta época. As roupas masculinas são adornadas com fitas, laços e rendas. O traje masculino era basicamente composto de um casaco ajustado na cintura, que abria até a altura dos joelhos, as mangas eram ricamente adornadas na altura do punho, geralmente com muitas rendas, os sapatos possuíam fivelas de ouro, e o RUFO se transforma até virar uma gola caída. Em 1680, a moda masculina perde excesso (colete, cullote justo, casaca, gravata de renda, meias de seda branca ). Nas cabeças eram usadas longas perucas encaracoladas e chapéus de abas largas e copa baixa com pluma – início do século. As cores mais usadas eram: vermelho escarlate , vermelho cereja , azul escuro , amarelo pálido , rosa e azul céu . É a época dos três mosqueteiros. Imagem masculina rufo virando gola caída, imagem 3 mosqueteiros. O traje feminino apresentava um vestido constituído de três saias, camisa bordada com punhos rendados , corpete com decotes baixos. Usavam leques , lenços rendados , pérolas , cintos de ouro , sapatos revestidos com tecidos do vestido . Para disfarçar o odor ruim, usavam saquinho de essência no decote . O que mais destacou-se, foi o uso de extravagantes perucas e penteados a la Fontange, que possuíam altura elevada e exagero de enfeites, dificultando até a locomoção das damas. Claro que estas características eram das classes mais privilegiadas, as trabalhadoras de classe médias usavam toucas na cabeça e vestidos menos armados, e com cores neutras, como o bege

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 O estilo rococó desenvolveu-se como sucessor do barroco numa ampla gama de manifestações artísticas, O homem do rococó é um cortesão, amante da boa vida e da natureza. Vive na pompa do palácio, passa o dia em seus jardins e se faz retratar tanto luxuosamente trajado nos salões de espelhos e mármores quanto em meio a primorosas paisagens bucólicas, vestido de pastorzinho. As cores preferidas são as claras. Desaparecem os intensos vermelhos e turquesa do barroco, e a tela se enche de azuis, amarelos pálidos, verdes e rosa. As pinceladas são rápidas e suaves, movediças. A elegância se sobrepõe ao realismo. As texturas se aperfeiçoam, bem como os brilhos. Existe uma obsessão muito particular pelas sedas e rendas que envolvem as figuras. No masculino o volume das perucas diminui; elas agora são empoadas , longas, penteadas para trás, presas (rabo de cavalo ou tranças) . Ocorre a eliminação das abas frontais do casaco e são usados os fraques: casaco desprovido de abas dianteiras . O colete, peça de luxo, se vê diminuido e transformado no GILET sem mangas. São usados chapeus Tricórnio, um chapéu de três pontas (levado na mão ou no braço). São usadas bengala e espada . Surgem pequenas bolsas no cintos ; usa-se pintas artificiais. As mulheres exageram nas alturas dos penteados e usam vestidos com anquinhas laterais (PANIERS: enchimentos laterais no quadris ). O espartilho usado era fechado nas costas e elas usavam leques em recintos fechados e sombrinhas para rua . Usavam o FICHU para cobrir o busto, que era um tecido branco quadrado, dobrado em triângulo. No começo do século vemos muitos enfeites, babados, laços, flores . Os calçados eram com saltos baixos e fivelas e as pregas WATEAU eram frequentes (pregas que prendiam desde os ombros até o chão, nas costas) No século XIX, há a transição do mundo antigo para a modernidade. O Neoclássico resumiu-se ao estilo diretório – uma continuação do estilo revolucionário e inspirado no modelo da República Romana e do Império Napoleônico.

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