sábado, 7 de janeiro de 2017

VESTUÁRIO BIZANTINO E GÓTICO





Entre o império romano e a renascença, época que correspondeu a idade média, situa-se o Bizâncio cristão, sempre ameaçado pelas tribos bárbaras. A época é considerada a ponte entre a antiguidade e o mundo moderno. Com a mudança da sede do império romano para o Oriente, com a fundação da capital Bizâncio, pelo imperador Constantino, houve uma mudança brusca no vestuário. A simplicidade dos trajes romanos desapareceu, as cores, as jóias e as franjas do Oriente tomaram conta do vestuário. Os trajes eram bordados com fios de ouro, estampados com vários motivos, inclusive cenas bíblicas, as jóias eram abundantes e o púrpura era a cor dos poderosos. A seda era usada com freqüência, tanto que Bizâncio passou a fiar e tecer sua própria seda. As mangas compridas e o comprimento até no chão dominaram os trajes, enfim ocorreu uma orientalização do vestuário.

 O vestuário bizantino era derivado ao mesmo tempo do gregos, romanos e asiáticos. Durante oito séculos o feitio não mudou. Homens e mulheres usavam túnicas com mangas e capas, adotando as calças dos soldados romanos. Até o século IX, os soldados usavam roupas de guerreiros romanos. O corte era folgado para ocultar as formas do corpo. As cores mais usadas eram: o ouro, púrpura, vermelho e marrom. A decoração das roupas eram em formas de animais e vegetais, bem como símbolos cristãos como a cruz, e o cordeiro. Os tecidos eram brocados enriquecidos com bordados de prata e pedras preciosas. O TABLION, decoração tipicamente bizantina de forma quadrada e incrustada de jóias, ornamentava as capas masculinas da classe alta. As mulheres usavam sobre suas túnicas capas e stola. Um véu retangular sempre tinha que cobrir as cabeças das mulheres.

Resultado de imagem para VESTUÁRIO PERÍODO GOTICO

 O estilo gótico abrangeu o século XII ao século XV, sendo o período do século XIII ao XV também conhecido como pré-renascimento. No século XII, entre os anos 1150 e 1500, tem início uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para a cidade e apareça a burguesia urbana. O traje masculino característico deste período era a HOUPPELANDE, conhecida mais tarde como BECA, ajustava-se aos ombros e era solta, com um cinto na cintura e com comprimento variável, as golas eram altas e as mangas compridas e amplas, eles também usavam chapéus ou toucas.

Resultado de imagem para VESTUÁRIO PERÍODO GOTICO

 As mulheres usavam basicamente um vestido, justo até a cintura e se abrindo em saia ampla até o chão, as mangas eram longas e justas, chegando até o meio da mão, eram usados também, chapéus em forma de cone ou chifres, afunilados no topo, onde caia um véu. Neste período as formas do vestuário feminino eram alongadas e finas, o que dava a sensação de altura superior. Os sapatos eram de bicos finos e longos, adornados com pedras preciosas. Naquele período não eram utilizados muitos adornos, só peças discretas, basicamente de pérolas. Nos séculos XV e XVI, inicia-se a Idade Moderna, modificando o entendimento que o homem tinha dele e do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário